Este tem sido um ano de grandes novidades no mundo de equipamentos para realidade virtual e realidade aumentada. Três grandes avanços, cada um à sua maneira.
Da Microsoft, veio o HoloLens 2, ferramenta de realidade aumentada focada em soluções empresariais.
Depois do fracasso de seu primeiro Glass, o Google traz agora o Google Glass 2, prometendo buscar um mercado semelhante ao vislumbrado pela Microsoft.
Já o Facebook lança o novo Oculus Quest (foto acima), dispositivo de realidade virtual que promete resolver um dos grandes problemas desse tipo de experiência de imersão: como se movimentar pelos espaços sem sair chutando móveis e derrubando vasos.
Até agora, ou você usava um óculos mais simples e permanecia parado, apenas movendo a cabeça (o que diminuía a sensação de realidade virtual), ou precisava de uma grande parafernália de câmeras e sensores para detectar sua posição e orientá-lo no espaço virtual (o que, na prática, limitava esse tipo de “experiência” a eventos ou salas especialmente montadas).
O novo Oculus promete resolver tudo sozinho, sem necessidade de nenhum equipamento adicional.