Como os recursos de vídeo 360 e realidade virtual têm sido usados nos veículos de informação? Em 24 e 25 de julho, em Nova York, profissionais de diversas áreas se reuniram para discutir o estágio atual da realidade virtual aplicada ao jornalismo, na Journalism 360 Unconference, promovida pela Online News Association. O encontro envolveu debates e apresentação e exemplos, além de muita troca de informação (e de links).
Os participantes do Journalism 360 Unconference compartilharam uma prática lista de recursos, que você pode acessar por este link. A coleção tem seis seções: conexões, histórias e experiências, kits de ferramentas e instruções, relatórios de pesquisa, anotações e recapitulações e fotos.
Um dos links mais interessantes do documento é do estudo etnográfico Storyliving: An ethnographic study of how audiences experience VR and what that means for journalists, do Google News Lab. O documento registra como a experiência dos espectadores que já usam a realidade virtual afetará o jornalismo. A realidade virtual dá ao espectador uma sensação de “viver a história”, que é diferente de consumir outros tipos de conteúdo de notícias, diz o estudo.
Os organizadores também prepararam uma exposição de notícias imersivas, o VR World NYC, que fica em cartaz na cidade até 31 de agosto. A exposição inclui peças dos vencedores do Journalism 360 Challenge de 2017 e outros trabalhos.
Leia mais sobre a iniciativa Journalism 360, da Online News Association, com apoio do Knight Foundation e Google News Initiative.