O festival Eurockéenes de Belfort, cidade localizada na região da Alta-Alsácia – França, nem começou ainda, mas já é possível circular livremente por seus bastidores. Isso porque a produtora Honkytonk Films lançou hoje, 35 dias antes do começo da festa, um documentário multimídia propondo ao espectador a liberdade de percorrer os quatro cantos de Malsucy, espécie de ilha onde está sendo montado o festival.
Na verdade, o webdocumentário IRock é sobre o festival anterior, edição de 2009, mas a ideia funciona e já projeta grande publicidade à edição 2010. O espectador começa escolhendo por qual palco começar e, a partir daí, assiste a diversos vídeos feitos apenas do ponto de vista de uma câmera subjetiva, que tem acesso ilimitado a tudo relacionado ao festival e aos artistas que participam: entrevistas exclusivas, sessões de improvisações, autógrafos, brincadeiras etc… Dessa forma, é possível ter a sensação de realmente estar ali. Ao final de cada vídeo, são oferecidas sempre duas possibilidades diferentes de percursos: continuar seguindo aquele artista ou procurar, por exemplo, a nova revelação do pop francês?
No canto inferior direito da tela, fica sempre disponível um ícone, utilizado para saber mais sobre o artista. Ali é possível ler uma rápida biografia, acessar o web site oficial, assistir a um clipe musical ou mesmo comprar músicas em MP3 pelo site da Orange, empresa francesa de telefonia móvel que patrocina o webdocumentário. Tudo fica agradavelmente disposto numa aba que abre, interrompido o vídeo, que é retomado a partir do mesmo ponto quando a aba fechada.
A narrativa, apesar de livre, é de sentido único. Isso quer dizer que não é possível voltar, nem salvar o percurso. Entretanto, existe na entrada um mapa de navegação mostrando todos os artistas que participam do festival. Assim, é possível localizar os trechos que aparecem efetivamente, e seguir a narrativa a partir desse ponto.
O webdocumentário é feito todo em vídeo e montado com o software Klint, desenvolvido pela própria Honkytonk para a criação de histórias multimídias. A peça mostra qualidade, mas resta agora saber: os recursos de navegação são fáceis de entender para todos os usuários, ou apenas manuseados com clareza pelos seus desenvolvedores?
IRock
Produção: Honkytonk Films
Parceria: Orange
Em Francês