A Viagem Lunar, 40 anos depois

We Choose The Moon

We Choose The Moon

Em 20 de julho de 1969 a missão Apollo 11 pousou na superfície lunar, colocando fim à corrida espacial e assinalando a chegada do homem à lua como uma das maiores realizações tecnológicas da humanidade. Marco histórico do século XX, a exploração espacial segue encantando astrônomos e admiradores, enquanto a missão lunar continua despertando controversas e teorias conspiratórias ao redor de todo o mundo.  O projeto We Choose The Moon, retransmite a cobertura do evento, refletindo possibilidades para cobertura de eventos importantes no século XXI.

Não poderia ser tarefa fácil para a John F. Kennedy Library & Museum – instituição que preserva os arquivos e a memória do presidente americano responsável pelo programa lunar – recriar o episódio de uma forma imersiva e contundente. O desafio para desenvolver We Choose The Moon, feito em parceria com duas agencias de criação e tecnologia (Domani Studios e The Martim Agency), seria transmitir uma reencenação em “tempo real”, distribuindo diariamente arquivos de áudio e vídeo para uma grande massa de espectadores.

O site foi ao ar dia 16 de julho e 2009, às 12h02min PM (UTC),  com o lançamento do foguete às 13h32min (UTC), momento exato do lançamento histórico 40 anos antes.  Durante quatro dias, o site reviveu a missão lunar, “ao vivo”, fornecendo transmissões de áudio originais, vídeos, fotografias, atualizações em texto via twitter e animações 3D. Nas primeiras semanas, o projeto recebeu mais de três milhões de visitas, sendo destaque em quase todos os grandes veículos de noticias norte americanos.

Atualmente, o site continua disponível on-line. Com o fim da missão,quando a nave aterrissou de volta ao planeta,  o projeto tornou-se uma experiência não linear onde usuários podem transitar livremente entre qualquer um dos 11 estágios da viagem lunar. Quem visita hoje o site ainda consegue sentir a força de um projeto configurado para suportar simultaneamente 1 milhão de streams de áudio, agregando cerca 400 fotografias e 44 arquivos de vídeo oficiais.

A idéia de dar uma nova vida à missão Apollo 11, usando a tecnologia de hoje, deu certo. Se há 40 anos, as pessoas seguiram a viagem da Apollo 11 através de televisões analógicas, revistas e jornais, no seu aniversário de 40 anos, podemos usufruir de recursos multimídias e uma experiência multisensorial. Embora seja difícil reviver o que sentiram os astronautas na época, o projeto  We Choose The Moon atinge o que mais perto se pode chegar com os recursos disponíveis atualmente. Com os avanços de tecnologias stream e aumento da velocidade de banda larga, o projeto reflete sobre um possível marco para coberturas jornalísticas de eventos importantes no futuro.

We Choose The Moon
Encomendado por
: John F. Kennedy Library & Museum
Produção: Domani Studios e The Martim Agency
Distribuição
: AOL
Em Inglês