A segunda edição do Prêmio France 24-RFI de Webdocumentário, parte do festival de fotojornalismo Visa Pour L’Image em Perpignan, na França, divulgou nesta terça-feira (31) seus vencedores. O projeto Prision Valley foi o escolhido por um júri formado por personalidades do jornalismo, documentário, fotografias e novas mídias como o melhor do ano. Times of Crisis, realizado pela americana MediaStorm em conjunto com a Reuters, recebeu a menção honrosa.
Lançado em abril (veja a nossa resenha), Prison Valley era apontado pela imprensa como um dos favoritos desde a divulgação da lista dos finalistas. Com um elevado grau de complexidade multimídia na construção da narrativa, o webdoc conta a história de uma região do Colorado, nos Estados Unidos, cuja economia gira em torno das 13 prisões privadas ali instaladas.
A vitória é um reconhecimento também para a Upian, uma das mais importantes produtoras multimídia da França, responsável por dois projetos também apontados como marcos da breve história do webdocumentário: La Cite des Mortes (2005), sobre Ciudad Juarez, na fronteira do México com os Estados Unidos, e Gaza/Sderot (2008).
Times of Crisis, que trata da crise mundial, também faz justiça a outra produtora importante no cenário dos webdocumentários: a americana MediaStorm.