O canal público de televisão franco-alemão ARTE traz esse ano para o Festival do Rio um novo olhar sobre a produção de imagens. Serão apresentados três projetos que integram a produção de vídeos “convencionais” com a exibição de conteúdos interativos em plataforma web. A experiência brasileira Por que a gente é assim?, da produtora Matizar, também participa.
Embora a mostra se intitule Web Docs, os trabalhos que serão exibidos no festival são as versões lineares dos documentários, ou seja, vídeos tradicionais de aproximadamente 50 minutos, geralmente realizados para veiculação na televisão. Esses filmes são bem diferentes das versões para internet, realizadas dentro de conceitos próprios da plataforma web.
Por exemplo, Prision Valley, um dos trabalhos apresentados, tem recursos marcantes na sua versão web, como a interatividade que permite ao espectador traçar seu próprio trajeto entre os vídeos (saiba mais na resenha). O filme exibido no festival, entretanto, é a versão linear feita para televisão, que segue apenas um determinado percurso.
Ainda assim, a mostra dará um pequeno panorama sobre o universo dos webdocumentários, em uma iniciativa pioneira para um festival brasileiro. A mesa redonda, com a presença de mentores e realizadores dos projetos, pode ser um bom guia de introdução.
Clique aqui para acessar a programação.