O poder de novas ideias

Changer le Monde - Canal+

Changer le Monde - Canal+

Empreendedorismo social é um termo que vem ganhando notoriedade há alguns anos. A crise econômica mundial, o crescimento da desigualdade em níveis locais e globais e a ineficiência de políticas públicas no combate aos principais problemas da sociedade incentivaram diversos indivíduos a questionar o modelo econômico dominante e a criar iniciativas inovadoras. No webdocumentário Changer Le Monde (Mudar o Mundo), que acaba de ser lançado pelo canal de televisão francês Canal+, oito empreendedores engajados nessa batalha por um desenvolvimento sustentável compartilham suas visões e as maneiras que encontraram para promover o bem estar social.

Com uma seleção de participantes bem distribuída geograficamente, incluindo o brasileiro Fabio Rosa, que conta sobre seu projeto de trazer eletricidade para regiões isoladas por meio de paineis solares, o webdocumenário tenta lançar um olhar para o “capitalismo de amanhã”, buscando uma resposta para a crise que afeta esse modelo.

O empreendedorismo social busca um desenvolvimento mais equilibrado, preocupando-se com retornos sociais e o impacto sobre o meio ambiente e a sociedade, questões muitas vezes ignoradas pelos empreendedores clássicos, que executam seu trabalho buscando apenas a maximização dos lucros.

Além do brasileiro, estão no projeto dois africanos, dois norte-americanos, um indiano, um afegão e um israelense. O webdoc é dividido em oito retratos, nos quais cada participante fala sobre seu projeto em um vídeo de dez minutos aproximadamente. Assistindo a cada vídeo sempre é possível “saber mais”, clicando em um botão que interrompe a narrativa e dá acesso a novos vídeos, documentos, mapas ou fotografias sobre o assunto.

Os projetos, em geral, discutem questões especificas de determinadas regiões, como o saneamento básico nas favelas do Quênia ou israelenses e palestinos trabalhando numa mesma empresa. Mas procuram, fundamentalmente, demonstrar o poder que as novas ideias têm na transformação da sociedade.

Se o capitalismo deixou consequências que podem se tornar insustentáveis, como a desigualdade social e o aquecimento global, o filme procura formas de melhor compreender e melhor agir economicamente. O tempo dirá se ideias que não sejam voltadas apenas para o lucro serão capazes de sobreviver nesse sistema.

Changer Le Monde
Produção:
Canal+ e CAPA
Distribuição : Canal+
Financiamento: CNC
Em francês