IDFA terá premiação exclusiva para documentário em narrativa digital

Doc Lab 2010 - IDFA

Doc Lab 2010 - IDFA

O programa Doc Lab, do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA), anunciou que irá promover uma premiação dedicada exclusivamente aos novos formatos para o documentário, dentro e fora do cinema. Intitulado DocLab Award for Digital Documentary Storytelling, o prêmio deve contemplar o mais criativo uso da tecnologia no desenvolvimento de uma narrativa documentária.

Doc Lab é um programa interno do festival de Amsterdã aberto a qualquer suporte que seja usado para construir uma narrativa documentária. Durante o festival, serão apresentados diversos filmes, webdocumentários e instalações. Desses projetos, três serão indicados para a premiação.

O júri é composto por três especialistas em multimídia: Alexandre Brachet, da empresa francesa Upian, que já produziu alguns dos mais importantes webdocumentários do mundo, incluindo Gaza-Sderot e Prision Valley; Antoinette Hoes diretora da Leylines BV, empresa holandesa  de consultoria para estratégias de mídia online; e Zach Wise, premiado produtor do jornal New York Times.

O vencedor será anunciado na cerimônia de premiação do IDFA, dia 26 de novembro. Realizado em parceria com a Canon, o prêmio Doc Lab deve contemplar o vencedor com uma câmera Canon 5D Mk II. O aparelho DSLR, capaz de tirar fotos e gravar vídeos em alta definição, já se consolidou como ferramenta fundamental em diversas produções de webdocumentários.

,