Campinas terá webdoc não linear sobre feira hippie

Desde 27 de agosto, o produtor multimídia Giovanni Francischelli realiza em Campinas (SP) uma oficina de webdocumentário baseada no software Korsakow. A oficina aborda diversos conceitos teóricos do webdocumentário e das narrativas interativas na web. E terá como resultado prático a produção do site O Artista e a Praça, sobre a Feira de Artesanatos de Campinas.

Criado em 2000, o Korsakow é um software aberto para criação de filmes não lineares. Sua estrutura é baseada na construção de bancos de dados de pequenos trechos de vídeos, indexados por palavras-chave, permitindo a navegação cruzada. Os projetos desenvolvidos na plataforma são normalmente chamados de k-filmes – mas, em boa parte, contam com ingredientes semelhantes aos do que se convencionou chamar de webdocumentário.

A Feira de Artesanatos de Campinas é realizada todos os sábados há quase 40 anos. O filme abordará a mudança de perfil do encontro – antes uma tradicional “feira hippie” e hoje bastante tomada por produtos importados típicos do comércio popular.

A Oficina de Webdocumentário em Korsakow é realizada na Oficina Cultural Hilda Hilst em Campinas, parte do projeto de oficinas culturais do Estado de São Paulo. Giovanni Francischelli, formado pela Universidade Estadual de Campinas, estagiou na Cross Content e participou do projeto do site Webdocumentário.com.br e do webdocumentário Rio de Janeiro – Autorretrato.

,