Como são feitos webdocumentários? Qual o papel dos fotógrafos? Como os diferentes tipos de mídia são conectados? Por que utilizar interatividade? Qual o papel das mídias sociais? Como se elabora essa nova forma narrativa? De onde vêm os modelos econômicos e o financiamento?
Pensando nessas e outras questões, a revista independente Zmâla, criada a partir de um coletivo de fotógrafos, realizou uma série de entrevistas buscando explorar e compreender as possibilidades e os desafios do webdocumentário.
Entre nomes como Alexandre Brachet, fundador da Upian, uma das produtoras pioneiras em produções do gênero, e Jean-François Leroy, diretor do festival Visa Pour l’Image, que tem premiação para webdcos, compõem ainda o quadro de entrevistados dois fotógrafos (um experiente e um iniciante), e dois produtores de coletivos engajados com a produção de webdocumentários.
Os entrevistados compartilham suas experiências e fornecem seus pontos de vista. Se as respostas reproduzidas não são longas e detalhadas o suficiente, ao menos a revista faz um apanhado relevante sobre o tema.
Para acessar as entrevistas clique aqui (em inglês e francês).