Um projeto revolucionário de documentário para cinema acaba de ser lançado em Hollywood. Life in a Day (A Vida em um Dia), descrito como “o primeiro longa-metragem gerado por usuários”, deve ser feito utilizando apenas imagens enviadas por usuários do Youtube, realizadas ao redor de todo o mundo no dia 24 de julho. A estréia está prometida para o Festival de Cinema de Sundance, em janeiro.
Para dar corpo ao projeto, o nome do consagrado diretor de cinema Ridley Scott assina a produção executiva, e David Macdonald, cineasta premiado em inúmeros festivais incluindo um Oscar de melhor documentário, ficou responsável pela direção e montagem – uma tarefa que não deverá ser nada fácil. Todo o resto fica por conta dos usuários, que devem dirigir suas próprias cenas. Aqueles que tiverem as imagens escolhidas ganharão créditos de colaborador do filme, e 20 deles devem ser levados à Sundance para a estréia do filme.
Segundo Macdonald, seu objetivo é “fazer um filme que retrate um momento da vida na Terra durante um período de 24 horas”, tornando-se “uma cápsula do tempo que contará às futuras gerações como era viver em 24 de julho de 2010”. A idéia é reunir uma expressiva quantidade de imagens realizadas ao redor do mundo, procurando entre cada uma, ligações temáticas ou temporais. Para assegurar que o filme seja o mais inclusivo e representativo possível, a produção promete distribuir câmeras em lugares remotos do planeta.
Participar é muito fácil. Basta documentar livremente algum acontecimento dia 24 de julho fazer o upload no canal youtube do filme até o dia 31. Embora o site recomende a mais alta resolução possível, serão aceitos vídeos feitos em qualquer dispositivo. Quem quiser saber mais, o site do projeto oferece algumas dicas e diretrizes que podem ajudar os usuários. Os vídeos que não entrarem na versão final do documentário, ficarão disponíveis no canal.
O projeto promete mesmo ser uma plataforma histórica, engajando a comunidade online na criação de conteúdos mais criativos e interessantes. A versão final do longa, segundo o site oficial, será disponibilizada no Youtube. A proposta é audaciosa e desafia as estruturas comerciais clássicas de exploração e distribuição cinematográfica. Assim, o documentário pode mostrar novos caminhos para a prática cinematográfica, embora incorporação de conteúdos gerados por usuários venha sendo praticada há tempos na internet. Uma coisa é certa: é fundamental repensar criativamente os rumos da revolução e democratização tecnológica que estamos vivendo.