Planeta Gálata – uma ponte em Istambul

Planète Galata - Arte.tv

Planète Galata - Arte.tv

O patrão de um determinado restaurante, dois cozinheiros do restaurante vizinho, um assíduo apostador de cavalos, dois catadores de papel, um jovem menino que sonha ser pescador… Todos são personagens que habitam ou vagam pelas áreas próximas à ponte Gálata, na capital da Turquia. A partir de seus depoimentos, suas memórias e opiniões, o espectador de Planète Galata (Planeta Gálata), constrói uma imagem própria sob o microcosmo que representa a lugar.

Na fronteira cultural do globo, no limite entre ocidente e oriente, é difícil dizer se Istambul é o começo de um ou o final do outro. A famosa ponte Gálata, que une duas regiões da cidade, representa bem esses diferentes traços que fazem de Istambul uma das mais heterogêneas capitais. O filme, realizado pelo renomado documentarista e artista multimídia alemão Florian Thalhofer, tenta abordar alguns aspectos dessa realidade numa narrativa multimídia.

Thalhofer deve saber como ninguém que, como dizia o diretor e produtor francês Jean Renoir, cada espectador vê um filme diferente em função de sua própria existência. Talvez partindo dessa idéia, e insatisfeito com as limitações da narrativa linear clássica do documentário, o realizador tenha criado a plataforma Korsakow, na qual foi feito o projeto.

Korsakow é um software para criação de narrativas não lineares, baseado em banco de dados, criado pelo diretor no ano 2000, em função de necessidades de um projeto. A particularidade dessa plataforma, e dos filmes de Thalhofer disponíveis na internet, é de que cabe ao internauta controlar o desenvolvimento da narrativa.  “No mundo real, as histórias não se sucedem num esquema pré-estabelecido, elas se desenvolvem todas ao mesmo tempo. O computador é a mídia ideal para transpor esse principio”, afirma o diretor.

Se o principio é comum nas produções de webdocs, o que Thalhofer criou pode ser considerado um sistema próprio. A produção é toda baseada em SNUs (Smallest Narrative Units = Menores Unidades Narrativas), que seriam os blocos fundamentais de cada projeto: vídeos editados de 30 segundos a 2 minutos associados a palavras-chave ou regras específicas. A partir dessas palavras-chave são criadas possibilidades de “links” de entrada e saída entre as SNUs, os chamados “pontos de contato” (ou POCs). Um filme Korsakow (ou K-Film) é formado por essas várias conexões, num complexo mosaico de elementos. (Veja o vídeo abaixo)

Florian Thalofer recebeu diversos prêmios por produções desse tipo e Planète Galata mostra de forma eficiente como sua ferramenta pode ser utilizada para tornar palpável a diversidade e complexidade cultural em uma narrativa audiovisual.

Veja como funciona o sistema Korsakow:

Planète Galata
Distribuição: Arte
Em Francês e Alemão