A cultura da Grande Maçã

New York Minute - Arte

New York Minute – Arte

Nova York é a mais populosa cidade norte-americana e um dos mais importantes centros urbanos do mundo. Além do inegável o papel que exerce na economia e no comércio internacional, a influência cultural – sobretudo da cultura urbana – também é um aspecto fundamental da vida na cidade. Berço de diversos movimentos artísticos, tanto na literatura, quanto na música ou nas artes visuais, Nova York ganha agora um documentário na web: New York Minute, nova produção do canal público europeu Arte.

O nome do projeto remete a uma expressão norte-americana imortalizada em uma canção da banda de rock The Eagles. Por ser muito movimentada e ativa, a cidade deu origem à gíria New York Minute, utilizada quando se quer dizer “imediatamente”. O desafio de representar uma capital tão influente em um webdoc foi solucionado em uma escolha inteligente, que inclui a representação de instantes decisivos em três movimentos distintos.

Midnight Marauder

Midnight Marauder – primeiro episódio de série é um bom documentário

Isso quer dizer que New York Minute é apresentado em três partes. Primeiramente existe uma série de seis documentários de curto formato que percorrem as cinco regiões da cidade ao lado de personagens marcantes.  O primeiro episódio, Midnight Marauder (único disponível no momento desta resenha), mostra a vida de um vendedor ambulante de CDs na Times Square, enfatizando a discussão sobre o assassinato de um de seus amigos artistas, cometido pela polícia em dezembro de 2009. A montagem de entrevistas, cenas noturnas, imagens de arquivo e depoimentos constrói bem essa relação narrativa.

A segunda parte do webdoc (A Hip Hop Guide to the Fast Life), em uma estrutura muito mais fragmentada, funciona como uma enciclopédia virtual, organizada por meio de um mapa com recursos de georeferenciamento. Aqui, o visitante navega pelas memórias urbanas, acessando blocos com vídeos, textos e fotografias de diferentes momentos da cidade. As coisas poderiam ser simples, mas a equipe do webdoc mostrou grande preocupação com os recursos. Assim, em uma interface limpa e bem organizada, o internauta pode filtrar os blocos por momentos temáticos, avaliar cada um (e acessar diretamente os mais bem avaliados ou mais vistos), ou partir para os próximos blocos por ligações temáticas ou temporais.

A última inovação de New York Minute, é um banco de som criado pela equipe de ArteRadio. Nessa página é possível escutar e fazer o download de sons diversos da cidade, das sirenes que atravessam o trânsito caótico às vozes difusas de diversos habitantes. É interessante escutar as mixagens realizadas por Samuel Hirsch, sobretudo o ritmo Intrumental, que transformas esses sons urbanos em uma batida empolgante. Quem preferir pode baixar 34 samples sonoros (de bolas de basquete, sirentes, palmas, etc…) e fazer sua própria mixagem.

New York Minute foi produzido em parceira com o estúdio francês Tetra Media, a revista Gasfase e os departamentos televisão e rádio do canal Arte. A produção teve ainda apoio do Centro Nacional do Cinema Francês (CNC) e da Canon, que lidera o mercado das câmeras fotográficas DSLR com capacidade para gravação de filmes, ferramenta muito utilizada pelos produtores de webdocumentários.

Com blocos estruturados de formas diferentes, levando a uma complementaridade narrativa, a produção faz um retrato justo da cidade, e pode ser forte candidata a futuras premiações.

New York Minute
Distribuição
: Arte
Produção
: Arte, Tetra Media e Gasfase
Apoio
: Canon e CNC
Em Inglês, Alemão e Francês