Insatisfeitos com os rumos políticos, sociais e econômicos do país, um grupo de manifestantes sai às ruas de Madri, no dia 15 de maio, e montam um enorme acampamento na Praça Puerta del Sol. #Acampadasol conta esta história desde o início até o desmonte do acampamento, no dia 12 de junho.
Estruturado por fotos, alguns textos explicativos e entrevistas em vídeos, o webdocumentário mostra as reivindicações que eram apresentadas pelas diversas pessoas presentes na manifestação, desde jovens até idosos. Também destaca a organização do acampamento, a dinâmica das assembleias e os problemas com a imprensa e com a polícia. As entrevistas trazem as opiniões, sobretudo, dos participantes do movimento e de jornalistas que acompanharam de perto e apoiavam a causa.
Madrilenos e cidadãos de outras localidades se emocionam ao refletir sobre as condições atuais do país e sobre a fraternidade entre as pessoas que se dispuseram a ficar na praça. Doações de comida, ou de estrutura para os acampados, chegavam aos montes. Também havia discussões na praça, fazendo uma entrevistada lembrar-se de Ágora – praça principal da polis grega onde aconteciam as assembleias públicas.
Seguindo o ritmo cronológico dos acontecimentos no acampamento, #Acampadasol peca ao não desenvolver outras ferramentas disponíveis em um webdocumentário. Fotos e mapas, por exemplo, são alguns dos tipos que fazem falta ao longo da trajetória da história.
#Acampadasol
Direção: Adriano Morán
Produção: lainformacion.com
Em espanhol