Além do mapa – o Google e os webdocumentários

Além do Mapa: webdocumentário do Google utiliza vídeos 360 graus

O uso das tecnologias é algo engraçado. Às vezes, algumas inovações estão disponíveis há anos, mas demoram para “pegar”. De repente, um ou alguns movimentos da indústria fazem com que elas ganhem escala e tomem conta do cenário.

É o que começa a acontecer com o vídeo 360 graus. Seu uso não é novidade no mundo dos sites corporativos e dos webdocumentários. O canadense Highrise – Out My Window, de 2010, já utilizava imagens em movimento controladas pela movimentação do mouse (veja no segmento sobre Havana no webdoc). Mas, até recentemente, era mais comum encontrar o recurso de 360 graus em imagens estáticas ou aplicações como o Google Street View. Agora, ele está por toda parte também em vídeo.

Um dos impulsos para a popularização veio do YouTube, que desde o ano passado aceita vídeos no formato. Mais recentemente, o Google deu outra demonstração das potencialidades da ferramenta com o projeto de webdocumentário Além do Mapa, que retrata a vida nas comunidades cariocas.

Um conjunto de câmeras que capta imagens em todas as direções foi montado sobre uma moto e acompanhamos seu deslocamento por morros e vielas cariocas. Nas paradas do trajeto, vamos conhecendo moradores desses locais, que nos contam de suas atividades e sonhos – tudo dentro de um princípio de mostrar que “favela não é só violência”.

Além do vídeo 360, o webdocumentário traz uma série de componentes interativos, como pequenas intervenções gráficas que trazem informações complementares – fotos ou textos, por exemplo. Há também a opção de navegação pelo mapa, escolhendo-se as histórias a partir do local de moradia dos retratados.

Parte do Google Arte e Cultura, o webdocumentário Além do Mapa tem uma questão que é inerente às outras plataformas criadas por essa iniciativa: parece um pouco estratégia de relações públicas do Google (com as comunidades, neste caso, ou com os museus, no caso do Museum Views, por exemplo). Ao mesmo tempo, fica clara a intenção de que o Google tenta levar seus tentáculos tecnológicos a territórios antes não alcançados. Seja qual for a intenção, Além do Mapa vale a visita.

Em tempo: Além do Mapa apresenta também elementos de realidade virtual, com a aplicação do Google Cardboard (taí de novo o Google querendo mostrar a utilidade dos seus produtos). Mas essa discussão fica para uma próxima conversa.

Além do Mapa
Produção: Google (projeto Google Arte e Cultura)

(Por Marcelo Bauer)

,