Catedral a céu aberto

Sacrée Montagne - National Film Board of Canada

Sacrée Montagne - National Film Board of Canada

A jornalista Hélène de Billy e o fotografo Gilbert Dudos são dois amantes do Mont Royal, um grande parque na cidade de Montreal, Canadá. Partindo dessa admiração pelo local, considerado sagrado pela co-realizadora, o casal decidiu registrar histórias dos moradores em fotografias, vídeos e depoimentos, construindo uma relação quase religiosa entre os habitantes de Montreal e o parque que dá nome à cidade. O resultado é o projeto Sacrée Montagne (Montanha Sagrada), mais uma produção interativa do National Film Board of Canada.

Abordando o tema através da grande diversidade cultural e social presente no entorno da montanha, os autores interrogam a “persistência do sagrado em uma sociedade abjeta à religiosidade dogmática”. A resposta, eles encontram em manifestações como o evento que reconstitui as grandes guerras medievais de caráter religioso, o trabalho de músicos, dançarinos e malabaristas que praticam suas atividades na montanha, os pique-niques, churrascos de domingo e outros rituais que acontecem ali e representam uma espécie de relação espiritual com a montanha.

Mesmo que a abordagem soe forçada, o resultado é surpreendente. Sacrée Montagne é uma ode de amor ao monte Royal. Carregado de poesia e sensibilidade, o filme proporciona uma imersão interativa na montanha. Embora um pouco pesado, o trabalho gráfico é extraordinário, conjugando os vídeos e fotografias em uma plataforma 3D. Além do material produzido pelos autores, o site anexa automaticamente fotografias de usuários tiradas no parque e postadas em sites pessoais de fotografia. Por fim, os autores indicam alguns filmes relacionados ao tema, que podem ser assistidos gratuitamente no site do National FIlm Board of Canada.

Sacrée Montagne
Produção:
National Film Board of Canada
Em Francês