A National Film Board se uniu ao Mental Health Comission do Canadá para lançar o webdoc Here At Home. A produção, em formato de série, acompanha os participantes do projeto At Home, estudo experimental que tem como objetivo propor soluções para os problemas relacionados a moradores de rua.
Iniciado em 2009, o At Home tem como princípio dar uma casa aos moradores de rua e só então lhes oferecer acompanhamento psicológico. Esse método já foi utilizado com resultados positivos em algumas cidades dos Estados Unidos, como Nova York. O estudo canadense, que terá fim em 2013, reúne 1.256 moradores de rua, que receberão casas no período, além de assistentes sociais e outros participantes. Os dados colhidos serão analisados por pesquisadores, que medirão se essa é uma política eficiente.
O webdoc começa com uma introdução ao assunto, expondo a ideia do projeto e deixando claro seu caráter experimental. O visitante entra, então, na página inicial, em que estão localizadas as cinco cidades participantes. O design é simples, mas bonito: pontos coloridos ligados às cidades por linhas, em constante movimento. É possível escolher os vídeos clicando nesses pontos, ou explorar todo o conteúdo referente àquela cidade.
Cada cidade participante conta com uma equipe de filmagem. Serão produzidos dez vídeos por local, dos quais 42 ainda serão colocados no ar no decorrer do projeto.
Os vídeos têm duração de 3 a 4 minutos e relatam um determinado ponto de vista do projeto. A maioria é sobre os próprios moradores em suas novas casas, mas há também a visão dos assistentes sociais, ou de um indivíduo que não foi aceito no programa.
Há ainda o uso de infográficos nas páginas das cidades, contextualizando determinados dados, como a incidência de distúrbios psicológicos ou a prevalência de determinada etnia entre os moradores de rua daquele local. Após a exibição do vídeo, há a comparação entre o custo para se manter uma pessoa em hospitais ou prisões, situação muito comum entre os participantes do projeto, e em uma casa. Esse último é sempre menor.
O webdoc não tem muitas funções participativas, além do compartilhamento em redes sociais. Seu design e interface são bastante simples. O grande foco do projeto é o estudo e seus participantes. E, nisso, ele é muito eficiente.
Here At Home
Produção: National Film Board of Canada, em associação com Mental Health Comission of Canada
Em inglês ou francês