O periódico francês Le Monde é uma das grandes referências mundiais quando o assunto é produções multimídia. Transitando tanto por narrativas de ficção quanto projetos de webdocumentários, o jornal consagrou um estilo web próprio. Embora grande parte de suas produções seja feita com base o uso de galerias de fotos sonorizadas, que utilizam depoimentos em áudio e fotografias estáticas para construir uma narrativa, o novo trabalho Indépendance cha-cha : une Histoire de la Décolonisation Française (Independecia cha-cha: uma História da Descolonização Francesa) é formatado com recursos diferentes, carregado de textos escritos e imagens de arquivo.
O projeto aborda o processo da descolonização francesa no continente africano, analisando o período de 1914 a 1960. Utilizando as imagens de arquivo do próprio jornal e do Instituto Nacional do Audiovisual francês (INA), Indépendance cha-cha traça o retrato de personagens que tiveram papéis importantes e registra os episódios mais importantes numa linha do tempo.
O visitante navega pelos anos, acessando livremente os eventos de seu interesse. Cada página traz arquivos diversos, como jornais publicados na época, áudio de canções, discursos proferidos em conferências, fotografias, infográficos e textos explicativos. Utilizando os recursos disponíveis na internet, Le Monde disponibiliza uma grande quantidade de informações de forma prática e compreensível, construindo um pequeno acervo multimídia de livre acesso.
Indépendance cha-cha : une Histoire de la Décolonisation Française
Produção: Le Monde
Em francês