No rio que atravessa a favela de Kroo Bay, em Freetown, Serra Leoa, quase não se vê água. É o lixo, de fato, que ocupa a maior parte do córrego. Dividindo espaço com porcos, alguns meninos procuram por ali alguma sucata que talvez possa ser negociada. No horizonte, barracos de madeira e um céu azul. Apesar da aparente calma, um texto indica que, durante a temporada de chuvas, o rio alaga, contaminando os habitantes da favela com doenças que costumam ser fatais, sobretudo para as crianças…
A imagem descrita acima é a primeira de 13 fotografias em 360 graus que compõem o webdocumentário Kroo Bay, de Anna Kari e Guilhem Alandry. Acompanhando cada uma dessas imagens panorâmicas, um pequeno texto e um ou dois links para slide shows ou vídeos compõem o projeto.
Comissionado pela ONG inglesa Save The Children, a ideia inicial é simples: a organização sabe que a indiferença frente a projetos sociais não vem da falta de interesse pela população menos favorecida, mas, sobretudo, da falta de compreensão dos dilemas da miséria e da situação daqueles que habitam em favelas como Kroo Bay, em Serra Leoa, país apontado pela ONU como o pior lugar para se nascer. Assim, o webdoc foi feito com o intuito de conectar os apoiadores da organização a uma realidade que eles estão ajudando a mudar.
Embora necessidades específicas da comunidade, como saúde, mortalidade infantil, educação, poluição e fome, sejam abordadas em alguns blocos, o projeto obtém êxito principalmente por procurar demonstrar a complexidade e a riqueza do lugar. Assim, momentos em que são mostrados dois artistas locais de hip hop, ou o campo de futebol e a paixão por esse esporte, são os mais eficazes, sendo capazes de conectar experiências de pessoas ao redor do mundo que dividem as mesmas paixões, esperanças e sonhos com aqueles de Kroo Bay.
O site que contém o webdoc é, na verdade, a versão de Anna e Guilhem para o projeto. A versão inicial, disponível no site da ONG, contém outras funcionalidades de campanha, como links para doação e levantamento de recursos.
Kroo Bay, de Anna Kari e Guilhem Alandry
Comissionado por: Save The Children
Produção: Applied Works