“O que diferencia o grafite das outras street art?”, questiona Binho Ribeiro, um dos personagens entrevistados no Webdoc Graffiti. “É a cultura, de onde ela vem, a raiz”, ele mesmo responde. É justamente a cultura do grafite na cidade de São Paulo que é abordada neste webdocumentário, produzido pela Doctela e dirigido por Giovanni Fransischelli.
São Paulo é reconhecida como um dos grandes centros urbanos do grafite. É interessante observar como uma arte nascida na década de 1970 nos Estados Unidos é tão presente no cenário paulistano. O grafite parece pertencer ao cinza, à velocidade e diversidade de uma cidade como São Paulo.
Pode-se dizer que a relação do grafite com a cidade é o grande tema do webdocumentário, mas ele é mais do que isso. Não é possível fazer um retrato único do grafite em uma cidade do tamanho de São Paulo. São muitos os estilos, os grupos e artistas que compõem as imagens que pintam as ruas das cidades e os vídeos do webdocumentário. Nesse sentido, a não-linearidade serve bem para mostrar a diversidade da produção paulistana. Cabe ao internauta, assim como ao cidadão, escolher por onde passar e para onde olhar.
A plataforma que o webdocumentário utiliza é bastante simples. Os filmes são separados em episódios temáticos, cada um com quatro vídeos (hospedados no YouTube) e um ensaio. É possível escolhê-los por episódio ou por tags, que incluem o artista e o lugar das obras; ou visualizar o mapeamento de cada obra pela cidade.
Ao longo dos vídeos, aparecem links para o mapa, que abre em outra janela. A interação traz a possibilidade de o internauta sugerir um novo marcador com um grafite que não está no mapa.
Contando com dois episódios atualmente, o webdoc tem o formato de série, com vídeos lançados mensalmente. Vale a pena acompanhar o desenvolvimento do webdocumentário sobre um universo tão complexo e particular.
Este é o segundo webdoc de Giovanni, autor também de O Artista e a Praça. Antes de criar a Doctela, Giovanni trabalhou na Cross Content, onde participou dos projetos Rio de Janeiro – Autorretrato e Petróleo – Combustível da Vida Moderna.
Produção: Doctela
Direção: Giovanni Francischelli