Menos de um ano depois de seu lançamento, o projeto Brèves de Trottoirs (Crônicas das Calçadas) acaba de publicar uma nova edição. Em uma espécie de segunda temporada, o site estreou hoje com nova interface e oito vídeos inéditos, prometendo lançar novos episódios toda segunda feira.
Trata-se de um webdocumentário afetuoso, que propõe uma viagem pelas ruas de Paris partindo do retrato intimo e pessoal de seus habitantes. Cada episódio se concentra em determinada personalidade, criando uma relação entre a pessoa (seu oficio, suas características, suas opiniões e sentimentos) e determinada região da cidade. Um episódio é formado por um texto explicativo, alguns depoimentos em áudio, um belíssimo filme e uma seção de fotografias estáticas, os dois últimos apresentando uma excelente definição em tela cheia.
É possível, por exemplo, conhecer um pouco sobre Michel, um artista plástico que gosta de pintar sob a Pont des Arts, uma das mais famosas pontes do rio Sena; ou Daniel, motorista de ônibus que percorre diariamente todos os cantos da cidade; ou até mesmo Patrick, um interessante morador de rua parisiense.
Para conhecer bem cada personagem é preciso dedicar algum tempo, parar um instante e contemplar suas histórias extraordinárias. Assim, pessoas que cruzamos cotidianamente sem notar a presença vão se revelando personalidades formidáveis.
A segunda edição de Brèves de Trottoirs teve apoio de uma produtora especializada em plataformas moveis e do canal público francês France 3, o que fará com o que seja lançada, em breve, uma versão televisiva e uma versão para iPhones e iPads. O projeto teve também apoio de um site francês de compartilhamento de vídeos e de um periódico parisiense e contou com financiamento do Centro Nacional do Cinema Francês.
Com uma suntuosa interface e uma trilha original marcante, Brèves de Trottoirs distende um ar bucólico sobre a capital francesa. Se alguém já se sentiu acanhado diante da proporção aterrorizante do planeta e da quantidade de pessoas que nele circulam, um sentimento que pode tornar-se recorrente em uma grande metrópole como Paris, assistir a essas crônicas de calçada pode ser reconfortante. O filme apresenta não apenas fragmentos independentes de vida, mas mostra que a aproximação e o fortalecimento das relações sociais é um aspecto estimulante para a vida em coletividade.
Brèves de Trottoirs
Produção: Darjeeling e Paris 3
Distribuição: Paris 3
Patrocínio: CNC
Parceiras: Le Parisien, DailyMotion e Smartsystem
Em Francês
Atualização: em março de 2011, este trabalho foi o vencedor do WebTV Festival 2011 – Festival International de Télévision sur Internet de La Rochelle, na categoria webdocumentário, júri popular.