No noroeste da França, na região da Bretanha, a pequena cidade que registra o código postal 22330 chama-se Collinée e tem pouco mais de 900 habitantes distribuídos por seus 7,06 km². Com números significativamente pequenos em território e população, a cidade mesmo assim tornou-se objeto de um webdocumentario lançado pelo canal de televisão francês France 24. O projeto 22330 Les Bras de La France (22330 Os Braços da França) conta a história dos trabalhadores que migraram da Republica de Mali para trabalhar no matadouro da pequena cidade.
O matadouro, hoje um gigante da indústria agroalimentar, começou nos anos 70, quando o açougueiro da cidade decidiu abrir um abatedouro. Precisando de mão de obra, ele recrutou malineses que encontrou próximo a Paris. A partir dos anos 80, esses imigrantes foram conquistando seu espaço, trouxeram suas mulheres (apenas uma, apesar de serem muçulmanos polígamos) e pouco a pouco foram misturando-se aos habitantes originários da cidade, muitos que até então nunca haviam visto um negro, segundo o webdocumentário.
Embora o filme afirme que em Collinée a experiência migratória integrou-se relativamente bem com a cultura local, a cidade não reflete a experiência das grandes metrópoles europeias, que não encontram meios para assimilar os vastos fluxos imigratórios. Se hoje os descendentes dessa geração de trabalhadores são franceses e em Collinée “o negro faz parte das cores locais”, ainda não é fácil para os imigrantes se sentirem em casa.
Apenas alguns adquiriram a nacionalidade europeia, muitos sentem falta do país que esperam retornar um dia. A mão de obra, a integração, a mestiçagem, a saudade do país e as diferenças culturas são alguns dos temas que encontram espaço no webdoc. Em meio a vídeos, fotografias e textos, todo esse conteúdo agrupado em uma interface simples em que se navega a partir de um menu principal, as histórias vão sendo contadas. O espectador pode assistir partindo do primeiro vídeo e seguindo para os demais, mas a qualquer momento pode também interromper a narrativa e voltar ao menu para escolher outros temas.
Se a pequena Collinée supera aos poucos as diferenças sociais e se, hoje, depois de três décadas de trabalho no lugar onde antes brancos “esfregam a pele dos negros para ver se a cor saía”, os imigrantes conquistam seu espaço, o webdoc faz um simples e tocante retrato dessas pessoas: “o país receptor não é nem uma página em branco, nem uma página fechada, é uma página em curso de ser escrita”. Les Bras de La France mostra que os braços que trabalham em Collinée são também os braços da França.
Les Bras de La France
Produção: France 24
Distribuição: France 24
Em francês