Rio de Janeiro – Autorretrato é um projeto transmídia composto por produtos independentes e complementares: um curta-metragem, para exibição no cinema, um média-metragem, para TV, e um webdocumentário, disponível para visualização na íntegra em www.riodejaneiroautorretrato.com.br.
As obras retratam o trabalho de um grupo de fotógrafos do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Embora compartilhem o mesmo tema e os mesmos personagens, as abordagens são totalmente diferentes e não há nenhuma cena repetida entre os dois produtos.
O curta-metragem foi lançado em 6 de outubro de 2011 no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. A apresentação integrou a mostra Curta MIS. O webdocumentário estreou em 2 de agosto de 2011. A versão média-metragem para TV teve sua estreia na TV Câmara em 23 de dezembro de 2012. Também está disponível para visualização on-line gratuita na plataforma CurtaDoc.
Em termos de formato, o webdocumentário privilegia a não linearidade e a participação do internauta. Na abordagem, dá ênfase à diversidade de temas dos fotógrafos e ao uso político e social da fotografia.
Já o curta-metragem é um retrato da rotina dos três fotógrafos e de seu contato com os personagens retratados.
SINOPSE
Para quem conhece o Rio de Janeiro só pelos postais ou pelo noticiário, duas realidades transparecem: a das praias e atrações turísticas, e a da violência, normalmente associadas às favelas, regiões mais pobres da cidade, com estrutura urbana e de saúde por vezes precárias.
Para quem vive nesses locais, no entanto, as favelas são mais do que isso. Representam o espaço de brincar, de interagir, de viver.
Um grupo de jovens fotógrafos formados pela Escola de Fotógrafos Populares ocupa-se em narrar sua vida num cenário de contrastes.
Em uma das cidades mais bonitas do mundo, mas em um ambiente cercado por contradições, eles encontram poesia, cor, luz e esperança em cada clique. Retratam as alegrias do dia a dia e as dificuldades de quem convive com a violência e com condições urbanas precárias. Trata-se de um Rio de Janeiro longe das imagens dos cartões postais. Mas, por isso mesmo, muito mais real e humano.
Por meio da autorrepresentação, os fotógrafos da Escola de Fotógrafos Populares trazem outro olhar e colocam em discussão a imagem que os próprios habitantes do Rio de Janeiro têm da sua cidade.
Embora ambientada no Rio de Janeiro, a história aborda uma questão comum a todas as metrópoles dos países em desenvolvimento: como os moradores dos bairros populares de uma grande cidade vêm a sua realidade – e o que fazem para mudá-la?
PREMIAÇÕES
Webdocumentário
– Vencedor do 33º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, categoria Internet, 2011.
– Projeto premiado com a Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para a Internet, 2010.
– Projeto finalista do Skylogic Award, no European Days Co-Production Forum, de Turim (Itália), 2010.
Curta-metragem
– Projeto selecionado para a mostra Curta MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.
Média-metragem
– 2º Concurso de Documentários da TV Câmara – vencedor
FICHAS TÉCNICAS
Webdocumentário
Direção e produção: Marcelo Bauer. Direção de fotografia: Sérgio Moraes. Edição: Giovanni Francischelli e Lucian Rosa. Trilha original: Tiago Rocha e Luisão Cavalcante. Som direto: Paulo Rogério Galdino Paes e Claudinho Reis. Design web: Tiago C. Textos: Lívia Roncolato.
Curta-metragem
Direção e produção: Marcelo Bauer. Direção de fotografia: Sérgio Moraes. Edição: Lucian Rosa. Som direto: Paulo Rogério Galdino Paes e Claudinho Reis. Pesquisa: Andréia Peres e Giovanni Francischelli.
Média-metragem
Direção e produção: Marcelo Bauer. Direção de fotografia: Sérgio Moraes. Edição: Giovanni Francischelli e Lucian Rosa. Trilha original: Tiago Rocha e Luisão Cavalcante. Som direto: Paulo Rogério Galdino Paes e Claudinho Reis.
REPERCUSSÃO
Instituto Vladimir Herzog premia vencedores da 33ª edição
G1, 24 de outubro de 2011
Um olhar sobre o Rio de Janeiro
UOL, 26 de agosto de 2011
Multimídia quebrando barreiras
Secretaria da Cultura do Rio de Janeiro, 15 de agosto de 2011
Realidade do Complexo da Maré (RJ) é retratada em webdocumentário
Fórum Nacional de Democratização da Comunicação, 4 de agosto de 2011
Contrastes | Webdocumentário mostra vida de jovens fotógrafos em favela do Rio
BlueBus, 4 de agosto de 2011
As Imagens do Povo
Observatório de Favelas, 4 de agosto de 2011
>> Veja o webdocumentário Rio de Janeiro – Autorretrato na íntegra.
Atualização (23/7/2012):
>> Rio de Janeiro – Autorretrato é um dos vencedores de concurso de documentários da TV Câmarsa