Uma nova visão sobre o câncer

Comment le cancer du sein m'a changee

Comment le cancer du sein m’a changee – Le Monde

Na França, estima-se que uma em cada dez mulheres seja atingida pelo câncer de mama no decorrer de sua vida. Para contar essa história e os desafios encontrados por quem contrai a doença, as jornalistas Léa Hamoignon e Clara Beaudoux entrevistaram seis mulheres que enfrentaram o câncer de mama. O resultado é o projeto Comment le Cancer du Sein m’a Changée (Como o Câncer de Mama me Transformou), do jornal francês Le Monde.

Enquanto o periódico francês vai consagrando um novo estilo de fazer reportagens, temas complexos, que exigem uma abordagem mais profunda, vão ganhando destaque.  Nesse caso, é a questão do câncer de mama que é exposta com transparência, pela voz de mulheres que sentiram na pele as consequências de se conviver com a doença. As seis participantes do filme, com idades e horizontes de vida diferentes, fornecem depoimentos francos, derrubando os tabus que imperam quando temos que lançar um olhar próprio diante dos problemas dos outros.

O filme surgiu a partir de um trabalho realizado pelas jornalistas em uma clinica de oncoestética, que logo progrediu para um projeto maior. Ante a força dos depoimentos, Léa e Clara procuraram uma solução mais adequada para garantir a plenitude e a complementaridade da voz de suas entrevistas: a melhor plataforma encontrada foi o webdocumentário.

Com uma navegação sofisticada, quem acessa o projeto pode trafegar tanto por temas específicos quanto ater-se a uma única personagem. Cada depoimento, baseia-se em fotografias estáticas e áudio em off.  Além desses “fotovídeos”, pode-se acessar o perfil de cada entrevistada, um blog e um dicionário sobre o tema.

O projeto foi desenvolvido pela agência Ligne 4 e tem apoio dos órgãos públicos franceses Centro Nacional do Cinema (CNC) e Ministério da Saúde e dos Esportes. Se o webdocumentário não é capaz de esclarecer todos os aspectos sobre a doença, ao menos transmite uma bela mensagem de esperança e sensibilização.

Comment le Cancer du Sein m’a Changée
Produção : Ligne 4
Distribuição : Le Monde
Apoio : CNC e Ministère de la Santé et des Sports