Webdoc em quadrinhos, uma tentativa

Tela de Gaza Confidentiel, webdocumentário de Adel Gstel e Gallagher Frenwick

Gaza Confidentiel, webdocumentário de Adel Gstel e Gallagher Frenwick

Documentários e animação parecem dois conceitos difíceis de se misturar – mas se misturam, sim. No cinema, uma das obras mais conhecidas desse subgênero talvez seja o israelense Valsa com Bashir, de 2008. Agora, é a vez dessa fusão chegar ao mundo dos webdocumentários. Esta é a proposta de Gaza Confidentiel, produção da rede francesa de TV France 24.

Adaptado de uma reportagem dos jornalistas Adel Gstel e Gallagher Frenwick, Gaza Confidentiel parte de um evento específico do eterno conflito árabe-israelense. Em 2014, supostamente para responder ao sequestro e morte de três jovens israelenses, o exército do país inicia uma grande operação militar. Seus reflexos para a população palestina são o tema do webdoc.

Quase totalmente animado, Gaza Confidentiel é uma espécie de história em quadrinhos em 12 capítulos. Personagens reais surgem desenhados e contando suas dificuldades. Vez por outra, um vídeo dá um ar mais realista e complementa as informações – já que os textos dos quadrinhos são bem curtos. Aliás, a opção por texto de quadrinho em vez de locução (como num filme de animação) foi a mais correta? Fica para cada um decidir.

Não há como negar o caráter arrojado da proposta de Gaza Confidentiel. Em termos de informação, no entanto, parece um pouco minguado. E, em termos de interatividade e usabilidade, também é um tanto quanto controverso.

Gaza Confidentiel
Direção: Adel Gstel e Gallagher Frenwick
Produção: France 24
Em francês