De 13 de agosto a 9 de setembro acontece no Rio de Janeiro a Mostra Bug, um evento inédito que promove uma imersão no universo das novas narrativas digitais. A exposição inclui apresentação de obras como webdocumentários, vídeos 360, animação em realidade virtual, realidade aumentada, mapas sonoros, instalações transmídia e outros formatos. Paralelamente, ocorre também uma conferência, com palestrantes nacionais e estrangeiros debatendo a produção multiplataforma e interativa.
A Mostra Bug tem cerca de 50 conteúdos, entre obras imersivas e interativas, duas projeções interativas e uma instalação imersiva. O conjunto é uma referência dos principais polos criativos internacionais e da produção promissora do cenário brasileiro, com foco em não ficção.
Entre os conteúdos apresentados estão um inventário dos sons dos sinos de cidades históricas de Minas Gerais, uma viagem à Amazônia do ponto de vista de um índio, com narração de Marcos Palmeira, e uma viagem à África narrada por Lupita Nyong’o, oscar de melhor atriz coadjuvante por “12 Anos de Escravidão”. A Cross Content apresenta na mostra seu webdocumentário Rio de Janeiro – Autorretrato.
O evento tem curadoria de André Paz, Julia Salles e Arnau Grifeu, pesquisadores e realizadores de obras interativas. “Bug é um erro de programação, algo inesperado, estranho a um sistema. A Mostra Bug traz obras assim, instigantes e incomuns no universo programado que encontramos na internet,” explica Paz, professor da UniRio e diretor de webdocumentários.
Conferência Internacional reúne pesquisadores e realizadores
A Conferência Bug Lab traz palestras, debates e oficinas de discussão sobre as novas narrativas com o uso da tecnologia, entre os dias 22 de agosto e 8 de setembro. Participam professores, pesquisadores e realizadores atuantes em universidades brasileiras e de Nova York, Massachussets, Montreal, Londres, Barcelona, Medellin e Valparaíso.
Entre os destaques da conferência estão as palestras “Narrativas não ficcionais na América Latina: uma viagem interativa pela realidade das Américas do Sul e Central”, do pesquisador catalão Arnau Gifreu, no dia 30 de agosto; e “Narrativas Interativas: tendências, gêneros e desafíos”, da franco-italiana Sandra Gaudenzi, em 4 de setembro.
Marcelo Bauer, diretor da Cross Content, participa da mesa “Jornalismo, Educação e Interatividade”, no dia 5 de setembro. Com moderação de Katia A. Maciel (UFRJ) e participação também de Fernando Firmino (UEPB/Canal Futura) e Flávio Mayerhofer (Macchiato), o encontro discutirá novas maneiras de contar histórias de maneira inovadora e imersiva.
O evento acontece no Centro Cultural Oi Futuro, no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro. Veja a programação completa no site do evento.