O desenvolvimento de novas tecnologias altera significativamente as dinâmicas de produção e difusão de conteúdos. Entender esse processo envolve questionamentos sobre as novas formas de contar, distribuir e compartilhar histórias.
Como novas ferramentas podem permitir que diretores, roteiristas e produtores atinjam uma audiência maior e mais diversa? Quais são os novos modelos econômicos que estão emergindo? Quem são os novos agentes, financiadores e parceiros para esses novos conteúdos de mídia cruzada, que combinam cinema, televisão, internet, jogos e plataformas móveis?
Por meio de apresentações, estudos de caso e palestras internacionais de especialistas em criação, produção e financiamento de projetos, o Fórum Cross Mídia, que será realizado em 12 de outubro em Londres, busca responder algumas dessas questões e entender como a maneira de fazer filmes está mudando em nosso mundo digital.
Entre os palestrantes estão Michel Reilhac, diretor executivo do canal publico ARTE (França/Alemanha), Mike Monello, co-criador do projeto Bruxa de Blair (EUA), Wendy Bernfeld, da Right Stuff, especialista em direitos digitais (Holanda), e Rob Mclaughlin, diretor de conteúdos digitais e interativos da National Film Board of Canada (Canadá).
O fórum é organizado pela companhia inglesa Power to The Pixel, que visa auxiliar profissionais e a indústria do cinema no processo de transição para a era transmidia. Além do fórum, estão programados o Pixel Market (Feira do Pixel), um “mercado” de dois dias no qual mais de 20 produtores internacionais apresentam seus projetos a potenciais interessados em patrocínio, e The Pixel Pitch, uma audiência publica que recompensará o melhor projeto com o Prêmio ARTE de £ 6.000 (cerca de R$ 16.000).