Aos poucos, bem aos poucos, começa a ganhar força um grupo de pessoas preocupadas em discutir e produzir webdocumentários no Brasil.
Quando criamos este blog, há quase dois anos, a produção nacional era praticamente inexistente, pelo menos quando se pensa em projetos mais complexos, interartivos e/ou participativos.
Nesses dois anos, no entanto, algumas coisas melhoraram. Da nossa parte, nós, da Cross Content, produzimos três webdocs: Filhos do Tremor – Crianças e seus Direitos em um Haiti Devastado, em 2010, Rio de Janeiro – Autorretrato e Petróleo, Combustível da Vida Moderna, ambos em 2011.
Ao mesmo tempo, este ano começaram a surgir novos trabalhos vindos de diversas áreas – desde iniciativas em movimentos populares a projetos ligados a oficinas de produção. Correndo o risco de ser injusto com os não citados, gostaria de destacar três desses projetos.
Ipiranga, 895 – Trabalho que retrata o movimento por moradia no centro de São Paulo. Tem uma abordagem que privilegia o uso de textos mais longos e deixa o vídeo um pouco em segundo plano na narrativa.
O Artista e a Praça – Fruto de uma oficina de webdocumentário realizada em Campinas (SP), este trabalho se organiza a partir do software Korsakow. O Korsakow é um programa aberto para criação de filmes não lineares. Sua estrutura é baseada na construção de bancos de dados de pequenos trechos de vídeos, indexados por palavras-chave, permitindo a navegação cruzada. O resultado final é um interessante quebra-cabeça no qual um trecho de vídeo que assistimos nos conecta a inúmeros outros, dando a sensação de navegação “sem fim” (leia mais sobre este projeto).
Periferas Musicais – Iniciativa do projeto Viva Favela, consiste em uma série de pequenos documentários em vídeo sobre a cena musical nas periferias do Rio de Janeiro, também acompanhados de galerias de imagens. Neste caso, os vídeos foram publicados no próprio site do Viva Favela e, por falta de verbas, não houve propriamente a montagem de uma programação e um layout que integrasse os conteúdos em um conjunto único. Mas a intenção de documentação multimídia está por trás de todo o projeto.
Embora tenhamos muito o que caminhar, não deixa de ser animador ver a proliferação de bons exemplos de projetos brasileiros.