François Duprat é um político francês de extrema direita, morto em atentado a bomba em 1978. Foi um dos idealizadores da Frente Nacional, partido cuja principal liderança hoje é Jean-Marie Le Pen. É o próprio Le Pen quem faz a introdução no webdoc. “Um militante exemplar, engajado até a morte”, opina ele sobre o companheiro. “Um dos heróis do nosso combate.”
É sobre esse personagem que pregava a negação do holocausto e culpava os imigrantes pelos males da França que se debruça o novo trabalho multimídia do jornal francês Le Monde. O webdoc revisa Duprat da militância na juventude até a morte – e sua “martirização” posterior. Para isso, usa imagens de arquivo apoiadas por locutores e se vale de uma série de entrevistas de historiadores e políticos, como o próprio Le Pen. Traz, também, textos, fotos e documentos de época.
Em que pese certo didatismo, o conteúdo rico e a importância histórica do tema não deixam dúvidas sobre o acerto da escolha do personagem. Já quanto à forma de apresentação de conteúdo, a decisão parece não ter sido assim tão boa.
Neste projeto, a interface é subdividida em quatro blocos justapostos verticalmente. No alto, fica a fração vídeo do webdoc, com dois grandes temas – “a história oficial” e “o homem à sombra” – e oito subtemas para cada.
Abaixo, acionando a barra de rolagem, aparece uma linha do tempo que relaciona o período de vida de Duprat com os fatos políticos de então. A navegação exige um clique a cada ano. Para uma cronologia que começa em 1944 e vai até 2002, trata-se de uma solução capaz de provocar tendinite nos mais persistentes.
Logo abaixo, há um bloco de fotos associadas a pequenas biografias de personagens históricos. E, por último, uma área chamada “Documentos” traz pequenos textos de apoio que mudam de acordo com o trecho de vídeo que está sendo exibido acima. Novamente, é preciso usar a barra de rolagem constantemente para notar a conexão.
Le Monde é um dos poucos produtores de webdocs a desprezar o conceito de “interface imersiva”. Em vez de criar um layout próprio para cada projeto, insere seus webdocs dentro do padrão visual de suas páginas de notícias – com logotipos, banners, barras de navegação e outros penduricalhos. A vantagem, teoricamente, é que com isso assume-se o caráter vertical de uma página web e consegue-se ampliar a quantidade de tópicos na tela principal. Mas a contrapartida é triste: perde-se a oportunidade de “mergulhar” visualmente no conteúdo e obriga-se ao uso constante da barra de rolagem, para cima e para baixo, para ter acesso a todo o material.
Em resumo, ganha-se com a variedade de conteúdo, mas subtrai-se a experiência web.
François Duprat, une Histoire de L’extrême Droite
Produção: Le Monde.
Em francês.