A luta contra as mudanças climáticas não pode ser garantida sem que se preserve as florestas tropicais. Essa é a premissa do webdocumentário Proteção Florestal em Papua Nova Guiné, do canal alemão Deutsche Welle, mas disponível também em português. Para demonstrar o papel fundamental que desempenham as florestas no clima do planeta, o webdoc leva o espectador a uma viagem interativa pela cidade de Tep Tep, em Papua Nova Guiné.
O site é construído com a proposta de colocar o internauta numa espécie de jogo, tornando-o protagonista da história. O visitante é convidado a assumir o papel de um jornalista interessado em questões climáticas, em uma viagem pela ilha de Nova Guiné. O webdoc se desenvolve a partir de escolhas feitas pelo internauta, como para onde ir ou o que perguntar para o guia ou para um nativo da região. Ao final de cada etapa, pequenas caixas de texto oferecem opções alternativas para continuar o percurso narrativo.
Recursos parecidos são utilizados em outras produções de webdocumentários, como os filmes da produtora francesa Honkytonk films (ver Irock – Os Bastidores de um Festival). Embora a ideia de colocar o espectador num jogo e deixar que ele trace seu próprio caminho pareça uma boa ferramenta interativa, esse recurso tem de ser usado com cuidado. Caso contrário, o resultado pode parecer um pouco forçado, já que o número de opções é limitado e o visitante se vê obrigado a aceitar determinadas situações. Discussões sobre essas opções de formato mostram o quanto as noções de interatividade podem se tornar complexas quando se decide representar o real por meio de novas ferramentas web.
Proteção Florestal em Papua Nova Guiné.
Produção: Deutsche Welle.
Distribuição: Deutsche Welle.
Em português, inglês e alemão.